Evento acontecerá no Jardim São Benedito, das 9h às 17h. Visitação de unidades escolares já pode ser agendada.

A 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai acontecer nos 19 e 20 de outubro em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O evento acontecerá no Jardim São Benedito, das 9h às 17h, dentro da programação de atividades da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”. A visitação de unidades escolares já pode ser agendada.
O maior evento de popularização da ciência e tecnologia na cidade e na região, está mobilizando em torno de 50 instituições para a feira. De acordo com a coordenadora de Ciências Fundamental II, Carla Sales, o grande objetivo de uma feira deste porte é mostrar como a ciência faz parte do dia a dia das pessoas. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
“O barato de mobilizar os alunos e a comunidade é difundir a ciência e a tecnologia como parte da vida das pessoas, desfazendo a ideia de algo que seja inacessível, restrito às pesquisas em laboratório”, destaca.
Além da exposição dos experimentos das escolas municipais, estaduais e particulares, e pesquisas de universidades e demais entidades, a Semana Nacional terá em sua programação a 4ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti). Nela, poderão ser selecionados até quatro trabalhos para participação na 10ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio (Fecti), que acontece no Rio.
Também será realizada a 12ª Mostra de Arte do Ensino Fundamental II, da Smece, com o tema “Ciência Alimentando o Brasil e Samba Alimentando a Alma”, em comemoração ao centenário do Samba neste ano de 2016.
Dos trabalhos selecionados na Femucti 2015, para a 9ª Fecti, no Rio, o projeto da Escola Municipal Eloy Ornelas, de Vila Nova, foi classificado em 1º lugar na categoria do Ensino Fundamental – 8º e 9º anos –, que reuniu 60 projetos. Os alunos apresentaram a “Maquete de uma casa ecologicamente correta”, selecionada inicialmente, com mais cinco projetos de Campos. A classificação dá direito ao grupo de expor na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que apresentará os trabalhos classificados em todo o país.
Agendamento
A Semana Nacional de Campos será aberta à comunidade em geral, com entrada franca. Segundo Carla, as unidades escolares interessadas em levar os alunos e professores já podem fazer o agendamento pelos telefones (22) 99982-7513 e (22) 99902-7477.