
por Josélia Pegorim
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou uma temperatura de 43,8°C em Esperantina, no norte do Piauí. O valor foi medido pela estação meteorológica automática existente na cidade e gerenciada pelo INMET.
Esta temperatura é extremamente elevada e poucas vezes registrada por termômetros padronizados no Brasil. Oficialmente, a maior temperatura já medida no Brasil, por normas técnicas validadas internacionalmente foi de 44,7°C em Bom Jesus, cidade do Piauí, em 21/11/2005.
Calor do b - r - ó bró
Com a falta de nuvens e de chuva comuns nesta época, o calor é bastante intenso sobre o Nordeste de forma geral. Outubro é um mês normalmente de tempo seco, sol forte e muito calor por quase toda a Região. No Piauí, outubro é um dos meses mais quentes do ano e integra o "b-r-ó bró", expressão popular que combina a última sílaba (bro) dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, quando o calor é extremo.
E não tem chuva por enquanto para aliviar este calorão. O sol forte e o calor intenso vão continuar ocorrendo no Piauí por toda a semana. Muitas áreas do estado, incluindo Teresina, a capital do estado, voltarão a registrar 40°C ou mais.
Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/10/10/quase-44dc-no-piaui-1237