
Enquanto passeava por Rannoch Moor, nas Terras Altas da Escócia, o fotógrafo Melvin Nicholson se deparou com algo totalmente inesperado. Estamos falando de um arco-íris, mas não um arco-íris comum, com cores e tudo mais.
“É uma coisa sensacional de se testemunhar, e isso só pode ser visto, normalmente, quando o sol está atrás de você enquanto você olha para o arco-íris”, explicou Melvin, enquanto descrevia a imagem magnífica que capturou. O fotógrafo também destaca que a neve presente no local criou um cenário ‘mágico’ para a fotografia.
Com magia envolvida ou não, a ciência pode explicar o motivo pelo qual esse arco-íris se apresenta de maneira tão diferente. Essa auréola cinzenta, chamada por alguns pela palavra inglesa ‘halo’, pode ser chamado de “arco de névoa”. Trata-se, basicamente, de um fenômeno semelhante ao arco-íris, mas com uma diferença simples: Em vez das gotas de água que estão caindo refletirem a luz do sol, no caso dos arcos de névoa, as gotas estão suspensas na névoa. Como você pode ter imaginado, as gotas no segundo caso normalmente são menores, e por isso a cor se apresenta dessa forma. No entanto, existem alguns arcos de névoa que apresentam um tom avermelhado.