top of page

BR terá frio abaixo de zero no fim da semana


por Josélia Pegorim


As primeiras temperaturas abaixo de zero de 2017 devem ser observadas no fim da semana, quando o centro de uma forte massa de ar polar passar sobre a Região Sul.


A primeira massa de ar de origem polar com características de inverno de 2017 começa a influenciar o Brasil na quarta-feira, 26 de abril. O poder de resfriamento desta massa polar é grande porque o frio chega seco ao país. O ar polar passa pela cordilheira dos Andes e chega ao interior da Argentina seguindo rapidamente para o norte deste país e para o Paraguai sem se misturar com a umidade marítima. Antes de ir para o mar, o centro da alta pressão associada com esta massa polar vai passar exatamente sobre a Região Sul entre os dias 27 e 29 de abri. O cento de uma massa de ar polar é a região onde o frio e mais intenso e por isto a queda de temperatura sobre a Região será muito acentuada


Frio abaixo de zero


A passagem do centro da massa de polar sobre a Região Sul vai causar uma forte subsidência do ar que vai dissipar praticamente toda a nebulosidade. Esta falta de nebulosidade vai acentuar ainda mais o resfriamento do ar, deixando as madrugadas dos dias 27, 28 e 29 de abril muito geladas.

As cidades das serras gaúcha e catarinense devem experimentar pela primeira vez este ano o frio de temperaturas abaixo de zero.


Geada


O frio intenso vai provocar a primeiras geadas de 2017 em áreas relativamente amplas e com moderada a forte intensidade em alguns locais. Os agricultores devem ficar atentos! Pode gear também no sul do Paraná, mas a chance de gear em Curitiba ainda é baixa, embora a temperatura caia muito. A chance de gear no sul de Mato Grosso do Sul também é baixa, mas várias áreas na região vão ter pela primeira vez este ano temperaturas abaixo de 10°C. Temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas em locais de São Paulo próximos da divisa com o Paraná.


Neve


Não há condições para nevar por enquanto. Embora esta massa polar chegue forte ao Brasil, o ar ainda não estará suficientemente gelado para a formação de cristais de gelo nas nuvens.


Fonte: https://goo.gl/ZqVALy


30 visualizações0 comentário
bottom of page