Calor e tempo seco ainda predominam no Centro-Oeste até a próxima semana

Por Monique Gentil
O inverno de 2017 foi marcado por uma estiagem severa em grande parte da região Centro-Oeste. Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Goiânia é a segunda capital do país com mais dias sem chuva, com um período seco que já dura 106 dias, atrás de Palmas, que conta com 114 dias de tempo seco, e seguida de Brasília, com 105 dias sem chuva.
De acordo com a Somar Meteorologia, pelo menos duas frentes frias devem passar pelo país entre o feriado e o início da próxima semana, mas a atuação de um bloqueio atmosférico impede que os sistemas tragam chuva para a região e o tempo continua firme nos três Estados.
O calor aumenta e as temperaturas chegam perto dos 40ºC no oeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, enquanto em Goiás e Distrito Federal as máximas ficam em torno dos 35ºC.
Sem previsão de chuva até a próxima semana, a umidade relativa do ar despenca. Pelo menos três cidades do Estado goiano ficaram em estado de emergência ou alerta nesta segunda-feira (04), com índice de umidade do ar entre 11% e 13% em Monte Alegre de Goiás, cidade de Goiás e Aragarças.
Fonte: https://goo.gl/6fU81M