Mineiros já podem se inscrever gratuitamente para receber alerta de desastres naturais por SMS


A partir desta segunda-feira (15) os mineiros já podem receber gratuitamente, através de mensagens de SMS, alertas para casos de desastres naturais. O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.


Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais.


O serviço passa a ficar disponível também para moradores de Goiás e Mato Grosso e estará disponível em todo o país a partir de março.


O programa é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.


Cadastro


A mensagem de cadastro começou a ser enviada a partir do dia 15 de janeiro, para todos os telefones celulares ativos nos três estados. O morador que, eventualmente, não receber o SMS, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil.


A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.


Fonte: https://goo.gl/en5ctQData:


25 visualizações0 comentário