Chuva de ZCAS sobre o Sudeste e o Centro-Oeste



por Josélia Pegorim


A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) voltou a se organizar sobre o Brasil e suas áreas de instabilidade já provocaram chuvas fortes e volumosas neste início de semana sobre o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e sobre o Rio de Janeiro. Depois do recorde de calor, a chuva da ZCAS começou a cair sobre Vitória e várias áreas do Espírito Santo. Esta é o segundo evento de ZCAS sobre o Brasil no período chuvoso de primavera/verão 2017/2018. O primeiro episódio ocorreu na primeira quinzena de dezembro de 2017.


Desta vez, a chuva da ZCAS vai beneficiar Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, o norte do Rio de Janeiro, o Espírito Santo e também áreas da Bahia e do sul da Região Norte do Brasil. Pelo menos até o domingo, 4 de fevereiro, a chuva será frequente em todas estas regiões do país e pode chover forte durante várias horas.


O Sul do Brasil e também os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul desta vez não vão sentir a influência da ZCAS. O ar frio de origem polar vai influenciar estas regiões reduzindo as condições para chuva por alguns dias. Confira a previsão do tempo para todas as Regiões esta semana.


As capitais Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Vitória também terão chuva frequente nos próximos 5 dias e podem ter vários eventos de chuva forte e volumosa.


Fonte: https://goo.gl/8fAwUM


30 visualizações0 comentário