
Um astronauta, a bordo da Estação Espacial Internacional, capturou uma rara fotografia das Terras Altas, zona montanhosa do Norte da Escócia. A imagem é inusitada porque o céu da região está quase sempre encoberto por muita nebulosidade, o que impede que sejam feitas imagens panorâmicas do local, principalmente durante o inverno (quando a foto foi tirada).
A topografia das Terras Altas é resultado de um processo geológico que durou bilhões de anos. As montanhas cobertas de neve, no norte do Glen Mor, incluem algumas das mais velhas rochas da Europa, e foram reorganizadas por forças tectônicas há centenas de milhares de anos. A paisagem rochosa também mostra sinais de remodelação devido à movimentação de geleiras, durante a mais recente Era do Gelo.
Também conhecido como Great Valley ou Great Glen, o Glen Mor é uma falha geológica conhecida por seus enormes rios e lagos, cujo um dos mais famosos é o Lago Ness. No início dos anos 2000, moradores locais construíram uma trilha para pedestres e ciclistas que desejam explorar mais de perto o local, a Great Glen Way.
Earth Observatory/NASA
Tradução: Amanda Sampaio
Fonte: https://goo.gl/1kU56D