Manifestação foi em frente ao STF. 'Chegamos ao ponto de uma criança ter que explicar o óbvio para a gente', disse um pai sobre movimento criado por Greta Thunberg, na Suécia.

José Porfírio, de 40 anos, levou os filhos para a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na tarde de sexta-feira (15) para que eles participassem do Fridays for Future, um ato mundial de jovens preocupados com as mudanças climáticas.
Segundo ele, a decisão foi tomada em acordo a mulher, Simone e as crianças: Lucas, de 10 anos e Luana, de 7 anos.
“Vi o apelo da Greta e expliquei para eles que teria o evento. Perguntei para eles se queriam vir e se entendiam, e eles vieram.”
Greta Thunberg é uma adolescente de Estocolmo que todas as sextas-feiras, desde agosto do ano passado, falta às aulas e senta em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia para protestar por medidas concretas dos políticos contra as mudanças climáticas.
O número de manifestantes na capital federal foi pequeno, cerca de 10 pessoas, mas contou com cartazes coloridos feitos à mão. Os filhos de José Porfírio seguravam alguns deles.
O servidor público, disse ao G1 que é necessário mudar os hábitos e a maneira de viver. Segundo ele, a forma de crescimento econômico deve ser revista, pesando no custo para o planeta.
“Chegamos ao ponto de uma criança ter que explicar o óbvio para a gente.”
A universitária Gabriela Almeida, que acabou participando do ato, disse que “caiu de paraquedas", mas logo decidiu dar apoio. Para a jovem, é preciso “trazer para a manifestação a origem do problema”.
Paloma Costa, estudante de direito, ressaltou a necessidade de falar sobre meio ambiente e mudanças climáticas para garantir o futuro das novas gerações.
“Não adianta a gente estudar e não ter planeta depois para exercer a profissão.”
Mudanças de hábitos
Os manifestantes que foram à Praça dos Três Poderes, em Brasília, são favoráveis à redução de gases que provocam o efeito estufa.
Alguns, já usam a bicicleta como principal meio de transporte. Outros, como José Porfírio, estão reduzindo o consumo de carne vermelha.
Origem do 'Fridays for Future'
Os organizadores do movimento em Brasília renderam homenagens à Greta Thunberg que, na sexta, mais uma vez protestou diante do Parlamento em Estocolmo. Mas hoje a adolescente não estava sozinha, cerca de 30 manifestantes participaram da greve junto com ela.
Greta foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por suas iniciativas contra as mudanças climáticas. A adolescente também já fez discursos na Conferência do Clima da ONU, em 2018, e no Fórum Econômico Mundial de Davos, neste ano.
Fonte: https://goo.gl/piqM9X