Lançado em 1896 o Atlas foi atualizado em 1975 e 1986. Em sua versão mais recente traz novidades na modernização de informações em formato digital
As nuvens mudam constantemente. Para os meteorologistas, observá-las é fundamental para entender o tempo em um momento determinado e para formular prognósticos sobre a sua evolução. O Atlas contém imagens, definições e explicações utilizadas pelos 191 países e Territórios Membros da Organização Meteorológica Mundial. Ele garante que as observações meteorológicas das nuvens em qualquer parte do mundo se registrem mediante a um único sistema preciso.
Esta nova edição é a primeira atualização do mapa desde 1986, e a primeira publicada na internet. Ela se mantém fiel às versões anteriores, mas também inclui numerosas atualizações e novas funcionalidades.
Foram incluídas várias adições ao sistema de classificação, de maneira que certas características observadas nas nuvens podem ser registradas mais facilmente. O texto também foi revisado para que seja mais simples para o entendimento e incorpore os últimos conhecimentos científicos. As imagens possuem melhor qualidade e as legendas e anotações são mais fáceis. Também foram incluídos perfis termodinâmicos, imagens de radares e outras informações que descrevem a formação das nuvens.
Além disso, a cobertura de fenômenos meteorológicos foi melhorada com imagens e informações e um Glossário Terminológico explica alguns termos menos comuns.
Mais do que uma ferramenta de pesquisa, o Atlas é uma ótima oportunidade para conhecermos belas imagens de nuvens ao redor do mundo. Você pode acessar clicando aqui.

© Karlona Plskova Jáchymov, Czech Republic - International Cloud Atlas