A fabricante americana vem tomando medidas para reduzir o uso do metal com carbono, que emite gases de efeito estufa diretos do processo de fundição.

iPhone SE (2022) — Foto: Reprodução/Apple
A Apple disse na última quinta-feira (24) que comprará pela primeira vez um lote de tamanho industrial de alumínio sem carbono para o iPhone SE. O modelo é o mais barato da linha de celulares da fabricante americana – e reaproveita o design dos celulares antigos com componentes atuais.
Detalhes sobre o tamanho ou custo da aquisição não foram divulgados.
A fabricante do iPhone vem tomando medidas para reduzir o uso do metal com carbono, que emite gases de efeito estufa diretos do processo de fundição e gerou divergências com consumidores, ativistas e investidores relacionadas ao alto impacto ambiental.
A Apple comprou pela primeira vez um lote menor do metal feito em laboratório em 2019. A fornecedora na ocasião foi a Elysis, uma joint venture de Alcoa Corp e Rio Tinto, dois dos maiores abastecedores de alumínio do mundo.
A empresa usou o metal em seu MacBook Pro de 16 polegadas.
A Elysis planejava originalmente comercializar a tecnologia, que usa um ânodo cerâmico para fazer alumínio e emite apenas oxigênio, até 2024.