Ciclone bomba na Argentina: Inmet emite aviso de vendaval para mais de mil municípios em meio à 1ª onda de frio do ano
- 7 de mai.
- 2 min de leitura
G1 Meio Ambiente
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de vendaval para esta sexta-feira (8), abrangendo mais de mil municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As rajadas de vento estão associadas à formação de um forte ciclone extratropical na costa da Argentina, que pode adquirir características de um “ciclone bomba”, embora o sistema não atue diretamente sobre o território brasileiro. Mesmo assim, a intensa queda da pressão atmosférica provocará ventos fortes no centro-sul do país até pelo menos domingo, inclusive em áreas sem chuva, no fenômeno conhecido como “rajadas secas”.

O alerta mais intenso, de nível laranja (perigo), atinge 818 municípios do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina, com previsão de ventos entre 60 km/h e 100 km/h, aumentando o risco de queda de árvores, destelhamentos e danos em plantações e edificações. Já o alerta amarelo (perigo potencial) cobre outros 234 municípios de estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás, onde as rajadas podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. Entre as áreas afetadas estão regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro, além do interior paulista, Triângulo Mineiro e Pantanal sul-mato-grossense.
Além dos ventos, o ciclone está associado a uma frente fria que avança pelo Brasil entre os dias 8 e 11 de maio, trazendo a primeira onda de frio do ano, segundo a Climatempo. Uma intensa massa de ar polar deve provocar queda acentuada das temperaturas no Sul, parte do Sudeste e Centro-Oeste, além de causar friagem em áreas do Acre, Rondônia e sul do Amazonas. O Inmet orienta que, durante as rajadas, a população evite se abrigar debaixo de árvores, estacionar perto de torres e placas de propaganda, e permaneça em locais seguros e protegidos.





Comentários