top of page

Imagem de satélite mostra calor extremo no sul da Europa; VEJA

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Fonte: G1 Meio Ambiente


Uma imagem de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) revelou a dimensão e intensidade da onda de calor que atinge o sul da Europa e o norte da África. Captada pela missão Copernicus Sentinel-3 no dia 29, a imagem mostra temperaturas muito acima do normal tanto na superfície terrestre quanto no mar Mediterrâneo. Países como Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre e Argélia estão entre os mais afetados, enfrentando a primeira grande onda de calor do ano com impactos severos.


Imagem com temperaturas de até 54 °C na superfície mostra avanço da onda de calor no sul da Europa e Norte da África. — Foto: Dados do Copernicus Sentinel (2025), processados ​​pela ESA
Imagem com temperaturas de até 54 °C na superfície mostra avanço da onda de calor no sul da Europa e Norte da África. — Foto: Dados do Copernicus Sentinel (2025), processados ​​pela ESA

Os dados foram obtidos por meio de um sensor que mede a temperatura da superfície da Terra — que pode ser bem mais elevada do que a do ar. O calor excessivo não ficou restrito à terra firme: o mar Tirreno chegou a 28 °C e o mar Egeu a 23 °C, ambos acima da média. Na superfície terrestre, os números são ainda mais extremos: Sevilha atingiu 54 °C, Foggia 49 °C, Roma e Madri chegaram aos 45 °C, e cidades como Zaragoza e Béziers marcaram 47 °C.


Meteorologistas explicam que o fenômeno é causado por um sistema de alta pressão chamado “domo de calor”, que age como uma tampa, aprisionando o ar quente e seco na região. Esse sistema, estacionado sobre o oeste europeu, está puxando mais calor do norte da África à medida que se desloca para o leste, agravando ainda mais a situação. A previsão indica que as temperaturas continuarão elevadas nos próximos dias, superando os 40 °C em diversas regiões.


Comments


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page