top of page

Imagens de satélite mostram gelo marinho global em mínimo histórico em 2025

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 28 de fev.
  • 1 min de leitura

Imagens de satélite do programa europeu Copernicus mostram que, em fevereiro de 2025, a extensão global do gelo marinho atingiu um nível recorde de baixa, somando apenas 15,76 milhões de km² no Ártico e na Antártica. O gelo ártico vem diminuindo há décadas, mas a Antártica entrou recentemente em uma fase de redução acelerada, agravada por temperaturas oceânicas recordes desde 2023.



Imagem de satélite mostra redução crítica do gelo marinho no Mar de Bering, próximo ao Alasca, em fevereiro de 2025. — Foto: União Europeia/Copernicus Sentinel-3
Imagem de satélite mostra redução crítica do gelo marinho no Mar de Bering, próximo ao Alasca, em fevereiro de 2025. — Foto: União Europeia/Copernicus Sentinel-3


O Mar de Bering, próximo ao Alasca, apresentou níveis de gelo significativamente menores que em anos anteriores. O Copernicus alerta que essa perda tem impactos profundos no clima global e na vida selvagem. Cientistas veem o fenômeno como um sinal alarmante do avanço das mudanças climáticas, com riscos crescentes para os ecossistemas polares e o equilíbrio climático do planeta.


Comments


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page