top of page

Mundo tem o 13º mês consecutivo de recorde de calor

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 15 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura


O mundo registrou seu 13º mês consecutivo de recorde de calor, com junho de 2024 sendo o mês mais quente já registrado. De acordo com o observatório europeu Copernicus, a temperatura média global em junho foi de 16,66°C, superando o recorde anterior de junho de 2023 em 0,14°C e a média de 1991-2020 em 0,67°C. Este período de julho de 2023 a junho de 2024 também foi 1,64°C mais quente que a média pré-industrial de 1850-1900​.


Especialistas apontam que o aquecimento global é exacerbado tanto pelas emissões de gases de efeito estufa quanto pelo fenômeno El Niño, que aquece o Pacífico central. As temperaturas recordes foram particularmente altas no sudeste da Europa e Turquia, enquanto regiões como a Europa Ocidental e noroeste da Rússia registraram condições mais úmidas e temperaturas abaixo da média, levando a inundações em alguns locais​.


As consequências desse aquecimento são amplas e alarmantes. Em lugares como Arábia Saudita, o calor extremo durante o Hajj resultou na morte de 1.301 pessoas. Outros países, incluindo Brasil, Canadá, EUA, México e regiões do Oriente Médio e África do Norte, também enfrentaram temperaturas recordes. Essas condições reforçam a necessidade urgente de cumprimento dos acordos de emissão de carbono para mitigar os efeitos das mudanças climáticas​.


Kommentare


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page