top of page

Onda de calor 'prende' chuva no Sul e pode provocar temporais isolados pelo Brasil; entenda

Previsão do tempo aponta para mais chuva na região Sul e temperatura na casa dos 40°C em algumas capitais.


Por Hora 1


O forte calor que atinge o Brasil nos últimos dias deve atingir o seu pico nesta quinta-feira (16), com temperatura na casa dos 40°C em várias partes do país. No entanto, o fenômeno tem bloqueado a passagem da frente fria que estacionou em parte da região Sul.


A chuva provocada pela umidade quem vem da Amazônia cai sem parar na região, indo do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná. Por causa do bloqueio da passagem da frente fria, nesta quinta há alerta de temporais em toda essa região afetada, com risco de alagamentos, ventanias, raios e granizo.


Apesar de a frente fria estar concentrada na região Sul, temporais podem ocorrer de forma isolada em muitos pontos do país. A chuva é provocada pelas nuvens cumulonimbus, que soma o ar quente e úmido para a formação de grandes nuvens.



Ar quente e úmido pode provocar tempestades isoladas pelo país — Foto: Foto: TV Globo/Reprodução


Com isso, pode ocorrer a queda de granizo, raios, rajadas de vento e fortes chuvas, como ocorreu na capital paulista nesta quarta-feira (15).



Onda de calor bloqueia passagem de chuva. — Foto: Foto: TV Globo/Reprodução


Rio 40°C, SP com 38°C e Cuiabá com 43°C

A cidade de São Paulo pode bater recorde histórico de temperatura nesta quinta-feira (16). A máxima prevista de 38°C, acima da atual maior marcação, de 37,8°C em 2014. A onda de calor também segue forte por todo o país, com temperaturas cerca de 5°C acima da média para o período.


Em alguns locais os termômetros podem registrar temperaturas cerca de 10°C acima da média para o período. É o caso de São Paulo, do Rio – que tem máxima prevista para 40°C – e de Cuiabá, que pode chegar a 43°C nesta quinta (16).


São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá podem registrar nesta quinta (16) temperaturas cerca de 10°C acima da média para o período. — Foto: Foto: TV Globo/Reprodução


Os termômetros começam a descer por conta de uma virada no tempo a partir do início da semana que vem. São Paulo e Rio de Janeiro apresentam queda de 10°C nas máximas com a presença de maiores volumes de chuva.

7 visualizações0 comentário
bottom of page