Percepções dos brasileiros sobre clima se concentram em impactos do cotidiano, mostra pesquisa
- Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Fonte: Um Só Planeta

Uma pesquisa realizada com 3.500 internautas de dez capitais brasileiras revelou que os impactos ambientais mais percebidos pela população são o calor excessivo e a poluição do ar. A percepção dos problemas varia conforme a cidade: paulistanos destacaram a poluição do ar, enquanto moradores de Porto Alegre e Belo Horizonte apontaram as enchentes como os principais problemas. Em Salvador, a poluição sonora foi mais citada, e em cidades como Manaus e Belém, problemas como queimadas, desmatamento, coleta de lixo e esgoto ganharam destaque. Goiânia também evidenciou preocupações com a coleta seletiva e queimadas.
Apesar das variações regionais nos problemas ambientais, o impacto mais sentido de forma quase unânime entre os entrevistados foi o calor excessivo, apontado por 49% dos participantes. Poluição do ar, aumento no preço dos alimentos e enchentes também foram mencionados, mas em menor escala. Porto Alegre foi a única capital em que as enchentes superaram o calor como principal impacto. Em relação ao papel dos governos municipais, a maioria dos entrevistados acredita que os gestores locais têm sim responsabilidade e capacidade de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, embora em Porto Alegre haja maior ceticismo.
Entre as ações mais defendidas pelos entrevistados estão o controle do desmatamento e da ocupação de áreas de mananciais, a substituição de combustíveis fósseis no transporte público, ampliação de áreas verdes e a destinação correta dos resíduos. No entanto, o estudo apresenta limitações: a maioria dos respondentes pertence às classes C e A/B e tem entre 16 e 44 anos, com pouca representatividade das camadas mais pobres e de crianças, o que pode influenciar na diversidade de percepções captadas.
Kommentare