top of page

Por que terras férteis estão se tornando desertos

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 20 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura


Foto de James Frid - Pixabay
Foto de James Frid - Pixabay

Quase metade da superfície sólida do planeta está em risco de se tornar deserto infértil devido à desertificação, agravada pelas mudanças climáticas e práticas humanas insustentáveis. Regiões áridas, que sustentam 45% da agricultura global e abrigam um terço da população mundial, enfrentam insegurança alimentar, pobreza e migração em massa.


A desertificação, que já afeta 40% das terras do planeta, resulta da degradação do solo causada por seca extrema, desmatamento, pecuária excessiva, práticas agrícolas inadequadas e urbanização. Prevê-se que, até 2050, 75% da população mundial seja impactada pela seca.


A ONU busca restaurar 1,5 bilhão de hectares de terras desertificadas até 2030, promovendo agricultura sustentável, conservação de água e iniciativas como a Grande Muralha Verde na África e programas de replantio na China e Mongólia. Essas ações visam recuperar ecossistemas, combater a perda de biodiversidade e mitigar os impactos da desertificação.


Comments


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page