top of page

Tempestade de granizo atinge Alexandria, no Egito e fenômeno mostra efeito das mudanças climáticas

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 4 de jun.
  • 1 min de leitura


Foto: Freepik
Foto: Freepik

Uma forte tempestade de granizo atingiu Alexandria, no Egito, no sábado (31), causando alagamentos em estradas e danos em comércios da região costeira. O evento extremo, considerado sem precedentes na cidade, levou o governador Ahmed Khaled Hasan a decretar alerta máximo, enquanto equipes de emergência atuaram no resgate de veículos e limpeza da área. Apesar da gravidade, o Ministério da Saúde informou que não houve vítimas.


Esse episódio é mais um reflexo das mudanças climáticas, que vêm intensificando a frequência e a severidade de fenômenos meteorológicos em todo o mundo, incluindo tempestades e secas. Alexandria, maior cidade litorânea do Egito, já sofre com erosão costeira, aumento do nível do mar e inundações, e está entre as áreas mais vulneráveis aos efeitos do aquecimento global.


Projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que o nível do mar Mediterrâneo pode subir entre 50 centímetros e um metro até 2050. Nos cenários mais pessimistas, 30% do território de Alexandria poderiam ser inundados, forçando a realocação de parte significativa de sua população, estimada em seis milhões de habitantes.


Comentarios


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page