top of page

Você sabia que a poeira do Saara fertiliza a Amazônia?

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 26 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Em 2015, a NASA descobriu, através de imagens de satélites, que aerossóis da África conseguem atravessar o oceano Atlântico e fertilizar a Amazônia, ainda que uma distância de mais de 5 mil quilômetros os separe.




Um estudo revelou que a poeira transportada do Saara até a Amazônia desempenha um papel crucial na fertilização da floresta tropical. A poeira carrega nutrientes essenciais, como fósforo, que são depositados no solo amazônico durante as chuvas.

Esses nutrientes ajudam as plantas a crescerem e se desenvolverem, especialmente durante a estação seca, quando a falta de nutrientes pode limitar seu crescimento.


Este fenômeno destaca a interconexão entre diferentes ecossistemas globais e como processos naturais complexos podem influenciar ecossistemas distantes entre si.



Cerca de 22 toneladas de poeira são depositadas sobre a floresta amazônica, o suficiente para suprir o fósforo perdido devido às chuvas e inundações.





Comments


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page