top of page

Paris dá mais um passo para se tornar uma cidade sem carros

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 27 de mar.
  • 1 min de leitura

Por DW


Foto: Pexels
Foto: Pexels

Paris aprovou mais uma iniciativa para reduzir o uso de carros, decidindo banir veículos de 500 ruas, que serão transformadas em áreas arborizadas para pedestres. A medida foi aprovada em referendo por ampla maioria e se soma a outras ações da prefeitura, como a proibição de patinetes elétricos de aluguel e o aumento das taxas de estacionamento para SUVs. Com essa nova restrição, estima-se que uma em cada dez ruas da cidade será exclusiva para pedestres, promovendo um ambiente mais seguro e sustentável.


A prefeita Anne Hidalgo, que tem impulsionado uma transformação urbana voltada à sustentabilidade, já implantou diversas medidas para reduzir o tráfego. Entre elas estão a limitação de velocidade para 30 km/h, a criação de ciclovias e a conversão das margens do Sena em áreas de lazer. A popularização do conceito de "cidade de 15 minutos" também tem sido uma diretriz de sua gestão, incentivando deslocamentos a pé ou por bicicleta. Dados recentes mostram que apenas 4,3% dos trajetos dentro da cidade são feitos de carro, enquanto mais da metade da população opta por caminhar.


Apesar das mudanças, Paris ainda fica atrás de outras capitais europeias em infraestrutura verde, com apenas 26% de seu território coberto por áreas naturais, frente à média de 41%. Além disso, os referendos que embasam essas decisões têm baixa participação popular, como o que baniu os patinetes elétricos (7,5%) e o que aumentou as taxas para SUVs (5,7%). Mesmo assim, as medidas seguem avançando para tornar a cidade mais sustentável e menos dependente de automóveis.


Comentários


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page