Brasil entra em veranico
- Tempo de Aprender em Clima de Ensinar

- 15 de ago. de 2025
- 3 min de leitura
O calor ganha destaque nos próximos dias! Terceiro período de veranico vem aí, de 20 a 25 de agosto
Stefanie Tozzo - Climatempo
O calorão já é muito comum nesta época do ano no interior do país. Estados como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e parte da Bahia costumam registrar temperaturas extremamente altas no período de inverno, com picos de máximas em torno de 38°C a 40°C.

Este inverno realmente está sendo bem diferente do que foi o do ano passado, com muito mais dias frios do que quentes no Sul, na maioria das áeras do Sudeste e do Centro-Oeste. Várias friagens intensas foram observadas no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, na Região Norte. Porém, um bloqueio atmosférico se forma sobre o interior do Brasil , traz o calor de volta nesta segunda quinzena de agosto.
Brasil entra em veranico
Com o ar polar que avançou sobre o país se afastando nos próximos dias e uma massa de ar seco ganhando força no Brasil Central, um bloqueio atmosférico se estabelece e muda a direção de ventos no interior do país. Antes, ventos frios vindos das direções sul e sudeste vinham predominando sobre o centro-sul do Brasil. Com o bloqueio, ventos quentes das direções norte e nordeste vão soprar por vários dias pelo interior do Brasil, ajudando a aquecer o ar, junto com muitas horas de sol forte. Isto vai fazer com que muitas regiões voltem a sentir calor, principalmente durante as tardes. A combinação de tempo aberto e horas consecutivas de sol forte promete tardes com temperaturas máximas bastante altas!
Esse período de temperaturas muito acima da média no inverno é chamado de VERANICO. O terceiro veranico deste ano já começa na próxima quarta-feira, dia 20, e pode se estender até o dia 25 de agosto.
Estamos falando de calor de 38°C a 40°C para os próximos dias em quase todo o Centro-Oeste, com destaque para o estado de Mato Grosso e parte de Goiás. O interior de São Paulo e cidades do norte e noroeste do Paraná, podem ter picos de calor com máximas de 33°C a 35 °C. E no Rio de Janeiro, a temperatura promete ultrapassar os 30 °C a partir do meio da próxima semana.
As áreas em vermelho no mapa ficam dentro do limiar de veranico e podem ter episódios de calor intenso durante o período, com temperaturas máximas cerca de 5 °C ou mais acima da climatologia para o mês de agosto. As regiões em laranja, desde o norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná até áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, centro e oeste de Goiás, leste e grande parte do centro-norte de Mato Grosso e a maiorua das áreas do estado de Rondônia, entram em um período mais quente, com variação de mínimas e máximas, mas com temperaturas cerca de 3 até 5 °C acima da média para agosto.









Comentários