top of page

Declaração histórica firmada na COP30 prioriza combate à desinformação climática

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 19 de nov.
  • 1 min de leitura

Fonte: ONU News


Foto: Pexels
Foto: Pexels

Na COP30, realizada em Belém, líderes globais alertaram que a desinformação climática está ameaçando o avanço das negociações internacionais sobre o clima. Para enfrentar esse desafio, 12 países — incluindo Brasil, Canadá, França e Alemanha — assinaram a Declaração de Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas, que propõe ações para combater conteúdos falsos, proteger jornalistas e cientistas, e evitar ataques organizados contra quem produz informação baseada em evidências. A iniciativa integra uma parceria entre o governo brasileiro, a ONU e a Unesco.


Autoridades presentes no evento destacaram que a desinformação pode comprometer todas as etapas do processo da COP, desde a diplomacia até a mobilização social. O enviado especial para Integridade da Informação, Frederico Assis, alertou que algoritmos têm impulsionado conteúdos manipuladores e conspiratórios, que influenciam percepções públicas e até respostas a desastres climáticos. Já a Unesco ressaltou que é preciso investigar profundamente quem financia e como se espalham essas narrativas falsas, especialmente no Sul Global, onde o novo Fundo para Integridade da Informação já começou a apoiar projetos de jornalismo investigativo e pesquisa.


Ao mesmo tempo, influenciadores e comunicadores climáticos afirmam que a desinformação está cada vez mais sofisticada, mudando de formato para desacreditar a ação climática e eventos multilaterais como a COP. Apesar disso, há otimismo em relação às novas gerações, que demonstram maior consciência ambiental. A mensagem final reforça que o combate à desinformação é essencial para garantir que a sociedade avance em direção a soluções reais e colaborativas para a crise climática.


Comentários


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page