Renováveis e nuclear devem responder por metade da eletricidade mundial até 2030, prevê agência
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Fonte: Um Só Planeta
A International Energy Agency (IEA) projeta que fontes renováveis e energia nuclear responderão por cerca de 50% da matriz elétrica global até 2030, acompanhando também a expansão do gás natural. No relatório Electricity 2026, a agência estima que a demanda mundial por eletricidade crescerá em média mais de 3,5% ao ano até o fim da década, impulsionada pelo aumento do consumo industrial, da eletrificação dos transportes, do uso de ar-condicionado e da expansão de data centers e da inteligência artificial.

Segundo a IEA, a geração a partir de renováveis está prestes a ultrapassar o carvão, após praticamente igualá-lo em 2025. Enquanto isso, o gás natural também deve avançar, especialmente nos Estados Unidos e no Oriente Médio. Economias emergentes continuam liderando o crescimento da demanda, mas países desenvolvidos voltaram a registrar aumento no consumo após 15 anos de estagnação. Com essas mudanças, a geração a carvão tende a cair aos níveis de 2021 até 2030, mantendo as emissões globais de CO₂ do setor elétrico relativamente estáveis ao longo do período.
Apesar do cenário positivo para fontes de baixa emissão, o relatório alerta que será necessário acelerar investimentos em infraestrutura. Atualmente, mais de 2.500 gigawatts em projetos de energia — incluindo renováveis e armazenamento — aguardam conexão às redes. A agência defende um aumento de 50% nos investimentos anuais em redes elétricas até 2030, além de maior flexibilidade, segurança e resiliência dos sistemas para sustentar a transição energética.








Comentários