top of page

Entre enchentes e secas, ciclo da água está mais errático e extremo

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 22 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Fonte: ONU News


Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Relatório sobre o Estado dos Recursos Hídricos Globais 2024, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), mostrou que o ciclo da água está cada vez mais irregular, alternando entre secas e enchentes. Apenas um terço das bacias hidrográficas apresentou condições normais no último ano, enquanto os outros dois terços registraram desequilíbrios significativos pelo sexto ano consecutivo.


O documento também destacou a perda generalizada de geleiras pelo terceiro ano seguido, em todas as regiões do planeta. Muitas áreas com pequenas geleiras já chegaram ou estão próximas do “ponto máximo de água”, quando o degelo atinge o limite de escoamento anual e depois diminui. Além disso, secas severas atingiram regiões como a Amazônia, a América do Sul e a África Austral, enquanto partes da África Central, Ocidental, Oriental, além de áreas da Ásia e Europa Central, registraram excesso de chuvas.


A secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, reforçou que a água é essencial para sociedades, economias e ecossistemas, mas que os recursos hídricos estão sob pressão crescente. O relatório recomenda maior monitoramento e compartilhamento de dados entre os países, lembrando que cerca de 3,6 bilhões de pessoas já enfrentam falta de acesso à água por pelo menos um mês ao ano — número que pode ultrapassar 5 bilhões até 2050.


Comentários


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page