top of page

Roupas ficam congeladas e cubos de gelo saem de mangueira no dia mais frio do ano no RS

  • Foto do escritor: Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
    Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
  • 1 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Fonte: G1 Meio Ambiente

Roupas congelaram em Panambi — Foto: Anderson Oliveira/Arquivo Pessoal
Roupas congelaram em Panambi — Foto: Anderson Oliveira/Arquivo Pessoal

O mês de julho começou com temperaturas negativas e geada em diversas regiões do Rio Grande do Sul, marcando a quarta onda de frio de 2025 e a segunda do inverno. O fenômeno permitiu registros inusitados, como roupas congeladas no varal em Panambi, cubos de gelo saindo de uma mangueira em Gramado e água congelada nas torneiras de São José dos Ausentes. Segundo a Climatempo, o estado viveu o dia mais frio do ano, com 35 cidades registrando temperaturas abaixo de zero — destaque para Santana do Livramento, que atingiu -7 °C.


Essa intensa onda de frio é resultado da atuação de uma forte massa de ar polar que avançou sobre a região Sul do Brasil. Esse sistema provocou quedas acentuadas nas temperaturas e favoreceu a formação de geada generalizada durante a madrugada e o início da manhã. As baixas temperaturas e os fenômenos associados chamaram atenção e reforçaram os efeitos típicos do inverno rigoroso no estado.



Comentários


LOGO-TEMPODEENSINAR2.png

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

bottom of page